Antes do outro, um

Profundo, envolvente e criativo.
Palavras do meu limitado vocabulário que uso para tentar descrever essa obra de arte: o livro “Antes do outro, um”, de Lívia Gallo (@lviag).

As poesias possuem um ritmo que formam música na minha mente ao som da minha própria voz ou recordam o vai e vem das ondas do mar. A poesia “Dallas”, em especial, surpreende por brincar com a variação entre os idiomas de origem latina, como o Português e o Espanhol.

As poesias descrevem locais pelos quais a autora passou, trazendo à tona a essência deles com palavras que brotam da alma. Passamos pela Cidade dos Sinos – São João del-Rei – cidade natal da poetisa; viajamos por locais ao redor do mundo nos quais ela já viveu, como Texas (EUA) e Colômbia. Locais pelos quais nunca passei, mas se mostram íntimos pelos olhos de Lívia. A angústia da primeira apresentação na faculdade, que remete a chegada da pessoa amada. A descrição da praia e do mar e suas sensações. O seu lar que torna-se tão nosso.

Há temas que nos fazem pensar sobre a vida, o existir, o significado do aqui e agora e essa viagem na qual somos meros passageiros, como em “Parábola da Lua”. Poesias que me fizeram refletir sobre minhas próprias questões existenciais, como “qual o sentido da vida?”.

Lívia compartilha as emoções dos amores encontrados, experimentados e perdidos. Das possibilidades vindas do olhar, do olhar que nem sempre é correspondido. Ainda há recados para amigos, familiares e amantes. Ouso dizer que recados para os leitores e até para ela própria, do passado para o presente e futuro.

A poetisa aborda também questões do cotidiano e da vivência política do país, suas preocupações, medos e esperanças. O risco do autoritário, da agressão física, do desespero que as vezes insiste em tomar conta do pensamento.

O livro é uma viagem em busca da essência da alma, de ser quem se é, em uma constante procura e afirmação. Ser mulher, ser mãe, ser feliz. Qual o sentido da vida?

O livro “Antes do outro, um”, da Editora Chiado Books, foi lançado em maio de 2019 e é o primeiro livro publicado de Lívia Gallo, mulher na qual tenho o prazer e alegria de conhecer e compartilhar meus anos de faculdade. Suas poesias são um talento que eu desconhecia e que agora fazem parte de mim e da minha busca pelo significado dessa vida, desse mundo maluco. Espero que elas continuem a encontrar leitores e almas que buscam e ganhem o mundo.

Foto 2: Apesar da minha poesia preferida ser “Dallas”, ela era muito grande para um foto. Então, segue a minha segunda poesia preferida do livro “Antes do outro, um”, de Lívia Gallo ❤

Texto: Deborah Vieira | Foto 1: Arquivo pessoal e Foto 2: Livro “Antes do outro, um” de Lívia Gallo

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora